Blog.
Como diminuir riscos ao abrir uma empresa
O desejo de "ser o próprio patrão" é cada vez mais recorrente entre brasileiros, em parte pela insatisfação gerada pelos baixos salários praticados no país, em parte porque muitos sonham em mudar as regras, trabalhar de maneira compatível com seus próprios valores e necessidades ou desenvolver uma boa ideia de negócios. Enfim: não importa o motivo, é raro encontrar alguém que nunca tenha pensado em abrir uma empresa. Porém, ao dar o primeiro passo em direção a um projeto independente, muitos se questionam se vale mesmo a pena investir em seu sonho e desistem antes de começar, pois a possibilidade de tudo dar errado parece absurdamente ampla. Tal comportamento é justificável: segundo o IBGE, quarenta e oito por cento das empresas brasileiras fecham as portas nos primeiros três anos de vida. Mas há formas de minimizar as chances disso acontecer com a sua. Saiba quais.
A resposta está no planejamento.
Sim, o Brasil enfrenta uma baixa na economia e os riscos existem, mas podem ser previstos, calculados e minimizados. Para isso, além de dedicar uma atenção especial ao direito empresarial, que regulamenta as atividades do empresário, é essencial conhecer bem todos os aspectos do seu negócio, assim como a área em que deseja atuar. Descreva sua empresa em linhas gerais, estabeleça qual o capital de giro e em quanto tempo espera obter retorno sobre o investimento, depois delimite a área que deseja abranger e qual público deseja atingir. O próximo passo é mapear a concorrência, pois conhecendo os serviços, produtos e preços praticados no mercado, é possível criar o seu próprio diferencial e diminuir a possibilidade de ser vencido por competidores mais antigos
e bem-sucedidos em relação à sua empresa, que está apenas começando. Portanto, é importante estudar maneiras de se posicionar para todo o mercado como um empreendimento diferente, que agrega algo novo e de melhor qualidade, ou que se destaca por oferecer uma melhor relação custo-benefício. Qualquer que seja o diferencial competitivo de seu negócio, é importante que seja algo difícil de ser copiado pelos demais, garantindo a sobrevivência do empreendimento nos primeiros anos e um bom market share, ou seja, uma participação relevante no mercado posteriormente.
É importante estudar maneiras de se posicionar no mercado como um empreendimento diferente, que agrega algo novo e de melhor qualidade, ou que se destaca por oferecer uma melhor relação custo-benefício.
Emilia Levi
Engenheira de conteúdo
pós-graduanda em administração de empresas
Conheça bem o seu cliente
Como seria possível encantar de forma duradoura alguém que não conhecemos? Em tempos de concorrência acirrada e popularização da internet, que permite ao consumidor migrar de uma marca para outra com grande facilidade através dos mecanismos de busca, uma atitude que faz diferença a longo e médio prazo é realizar pesquisas de mercado antes de começar um novo empreendimento, pois são os possíveis clientes (suspects) que irão falar o que realmente importa para eles. Foi-se o tempo em que os consumidores precisavam se adaptar às práticas das empresas. Hoje, a empresa que não se ajusta às necessidades do público, cada vez mais exigente, está fadada ao insucesso. Fatores como idade, gênero, localização geográfica, situação econômica, nível sócio-cultural, interesses e opiniões devem ser conhecidos pelo empreendedor, pois para que as expectativas de alguém sejam atendidas ou até superadas, é imprescindível compreendê-lo. Após esse passo, devem ser traçadas estratégias e estabelecidos os canais para se comunicar com esse consumidor de maneira eficaz, garantindo sua satisfação antes, durante e após a transação comercial. Esse processo fideliza o cliente, que passa a divulgar a empresa por conta própria entre seus contatos, fortalecendo-a através do melhor tipo de propaganda que existe: a recomendação boca-a-boca.
Após definir seu projeto em linhas gerais, mapear a concorrência e pesquisar o mercado, é hora de concatenar todas essas informações em um plano de negócios. O SEBRAE disponibiliza um modelo em seu site, além de consultorias gratuitas para empresários que desejam adquirir informações importantes para desenvolver seu negócio. Vale o clique: http://www.sebrae.com.br
Ame o que faz, e não tenha pressa pelo holofote
Independentemente de qual seja o ramo do seu negócio, é importante planejar, questionar se vale mesmo a pena enfrentar o desafio ou se é preferível engavetar esse novo projeto por mais algum tempo. Antes de empreender, pergunte-se: O quanto eu amo isso? Eu tenho um interesse legítimo em pessoas e estou disposto a conhecê-las? Tenho o perfil de líder e acho que posso fazer algo muito melhor do que o que existe no mercado atualmente? Possuo conhecimento, habilidade e perseverança suficientes para atingir meu objetivo? Se as respostas forem positivas, vá em frente. Pode ser necessário esperar um bom tempo antes de colher os primeiros resultados, mas eles virão. Sim, é verdade, os riscos existem apesar de tudo. Mas parecem minúsculos para alguém que ama o que faz, sabe o que quer, por que quer e como conquistar o seu sonho. "Para se ter sucesso, é necessário amar de verdade o que se faz. Caso contrário, levando em conta apenas o lado racional, você simplesmente desiste. É o que acontece com a maioria das pessoas", disse o visionário Steve Jobs.
Você deve estar conectado para comentar Log in para publicar um comentário.
Você está conectado
Ótimo texto.
Agradecemos pelo feedback, Joana.