Como motivar seu time


A gestão de pessoas é, historicamente, um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas ao redor do mundo. Sempre com foco nos clientes externos, os que de fato consomem seus produtos ou serviços, muitos empreendedores falham em perceber que também é preciso atender às crescentes demandas dos clientes internos, ou seja, dos colaboradores. Os funcionários são o material humano que compõe o core empresarial, são eles que realmente entregam os resultados apresentados e as ações deles, normalmente, refletem tanto as atitudes de seu líder quanto as condições em que são tratados. Sabemos que o nível de satisfação de um indivíduo em relação ao trabalho é diretamente proporcional ao seu desempenho, portanto, é necessário investigar as causas da insatisfação e, se for o caso, tomar iniciativas para contorná-la. Conheça algumas medidas simples, mas capazes de transformar um contingente de funcinários descontentes e com rendimento abaixo da média em um grupo de colaboradores com espírito de equipe, feliz e dedicado à causa de sua empresa.



Elogie os bons funcionários

Não ter seu trabalho reconhecido é uma das maiores causas de desmotivação dos trabalhadores em relação à empresa. Com o tempo, o colaborador que não se sente valorizado também tende a apresentar uma queda gradativa no desempenho, não importa o quão alto é o seu salário. A solução é nunca esquecer de reconhecer um bom resultado. Mesmo com o cotidiano extremamente ocupado da maioria das empresas, o ideal é que o líder crie uma política de feedbacks e separe um dia da semana para repassar ao liderado uma resposta individualizada sobre a sua performance, fortalecendo a confiança de cada um em si mesmo e estimulando toda a equipe a se aprimorar progressivamente.

Premie os melhores

Nem só de elogios viverá o homem. Chegará um momento em que dar feedback ao funcionário, durante uma conversa particular, não será suficiente. Pense que um colaborador excelente é, provavelmente, disputado por outras empresas e precisa ter seu trabalho recompensado através de uma promoção ou de um prêmio, como dinheiro, uma viagem, alguns dias de folga ou até mesmo uma bolsa de estudos para se manter na sua equipe. Em todo caso, é importante conhecer bem o perfil desse empregado para saber o que poderá motivá-lo. Se o orçamento da empresa não permite nenhuma extravagância, seja criativo: a premiação pode ser algo simples como um jantar, um certificado de honra ao mérito, uma homenagem de todo o grupo ou qualquer forma pública de reconhecimento. O importante é que o liderado sinta o quanto ele é valioso para a organização, e perceba as vantagens de permanecer fiel a ela.


Os funcionários são o material humano que compõe o core empresarial, são eles que realmente entregam os resultados apresentados e suas ações, normalmente, refletem tanto as atitudes de seu líder quanto as condições em que são tratados.

Emilia Levi
Engenheira de conteúdo
pós-graduanda em administração de empresas

Não seja mais um "chefinho"

Um bom líder precisa conferir autonomia aos seus liderados. Se, em sua ausência, a equipe inteira simplesmente perde o rumo e o seu celular não para de tocar, é hora de rever as táticas adotadas e modificar sua estratégia. A figura do "chefinho" camarada, que carrega a empresa nas costas, pode existir com a melhor das intenções, mas é um exemplo eloquente de liderança falha. Um líder deve ser democrático, empático e ter um bom relacionamento com seus subordinados, mas isso não significa que ele deve imbecilizar sua equipe, entregando os resultados que devem ser alcançados pelas pessoas que ele coordena. A velha técnica de ensinar a pescar, em vez de dar o peixe, se encaixa muito bem ao comportamento que deve ser adotado pelos gestores nas empresas. Oriente e supervisione seu time quanto aos procedimentos da função e, aos poucos, estimule-os a chegarem às próprias conclusões. Dessa maneira, terão a confiança necessária para agir por si mesmos quando você não estiver presente. Se a empresa funciona normalmente na sua ausência, é sinal de que a sua liderança é eficaz.


Estabeleça metas semanais

Por mais óbvio que isso seja, é sempre importante ressaltar que a pessoas são diferentes, e cada uma delas busca um objetivo que pode não ser exatamente aquilo que a empresa necessita. Quando alguém não sabe exatamente quais as reais expectativas do chefe em relação ao seu trabalho, tende a entregar os resultados errados e, com o tempo, sentir-se desestimulado e "sem norte" - passando a entregar cada vez menos. Ao definir metas semanais para cada liderado, o gestor comunica de forma eficaz quais são os resultados que ele espera de seu time, e o que esses resultados podem acrescentar à empresa. Dessa maneira, o time consegue ter uma visão mais sistêmica do negócio e tende a agir de forma a atingir o alvo estabelecido por seu líder, uma conduta que só agrega aspectos positivos para todos. Muitas vezes, a diferença entre uma equipe estimulada a crescer e um grupo que parece estar na empresa apenas para "esperar a chuva passar" é só uma questão de comunicação. Informe de maneira clara o que precisa ser feito, e seus seguidores o entenderão.


Crie indicadores de desempenho

Embora seja possível automatizar o processo, não é preciso investir em softwares caros para monitorar a performance de sua equipe. Analise o perfil da empresa e enumere os principais fatores através dos quais será possível mensurar o desempenho de cada funcionário, de preferência, semanalmente. Os indicadores mais comuns são: índice de absenteísmo, resultados entregues no período estudado, participação em treinamentos, aperfeiçoamento educacional, prestação de serviços, trabalho em equipe, satisfação dos clientes etc. Cada ramo de atividade possui indicadores diferenciados, portanto é preciso investigar quais são os que melhor se adaptam às características de sua empresa. É sempre bom repassar esses dados de forma objetiva ao funcionário, fazendo com que ele compreenda quais são os seus defeitos, qualidades e contribuiçoes mensuráveis. Essa análise detalhada estimula a colaborador a trazer questionamentos válidos, manter seus pontos fortes e melhorar seus pontos fracos, contribuindo tanto para o desenvolvimento do indivíduo quanto para o da empresa.

Dê o exemplo

Segundo Peter Drucker, a melhor definição para um líder é "aquele que é seguido". Ser seguido significa que não apenas suas palavras, mas suas ações, são reconhecidas como corretas e eficazes, servindo como fonte de inspiração para aqueles que se encontram em patamares mais baixos na hierarquia empresarial. Quando aprendemos uma nova língua, primeiro imitamos os sons e palavras soltas que ouvimos, só depois que adquirimos a confiança necessária é que começamos a formular nossas próprias frases. Não seja egoísta com aqueles que esperam aprender algo de você: no ambiente de trabalho, dê um bom exemplo, seja seguido, cresça e faça sua equipe crescer.

Faça treinamentos com frequência

Se seus funcionários apresentarem dificuldade ou inabilidade em determinada área, forneça treinamentos nessa área sempre que for possível. O ideal é que alguém da própria equipe seja encarregado de instruir aqueles que ainda não compreendem bem determinada função ou ferramenta, mas também é válido buscar profissionais de fora, como palestrantes, consultores ou professores. Empresas bem sucedidas como a IBM adotaram uma rotina de treinamentos há muito tempo, e os resultados podem ser percebidos através da expertise apresentada por seus funcionários. Realizar palestras, workshops, seminários e cursos renova o repertório empresarial, revela talentos, aprimora a prestação de serviços e ainda favorece a integração, contanto que as aulas sejam ministradas por pessoas que entendam profundamente o assunto, e tenham uma grande facilidade para ensiná-lo.

Invista em um bom ambiente de trabalho

Além de prestar atenção a aspectos básicos como boa iluminação, temperatura adequada, boa higiene, cadeiras confortáveis e instalações bem conservadas, é importante tomar medidas constantes para garantir o bem-estar da equipe. Fatores como uma cozinha ou restaurante próprio, música ambiente, uma área de convivência, ginástica laboral, dinâmicas de grupo e eventos corporativos geram um clima de amizade e satisfação que favorece a cooperatividade entre os setores, algo essencial ao fortalecimento de uma empresa enquanto família.

Aprenda com seu time

Durante meu curso de pós-graduação, assisti à apresentação do diretor de uma grande empresa do comércio varejista de móveis. Cansado de implementar medidas onerosas e não colher os resultados esperados, ele decidiu se disfarçar de entregador de móveis na própria empresa que dirigia. Sem que desconfiassem de sua identidade, o chefe executou as mesmas tarefas dos entregadores e os observou durante o período de duas semanas, conseguindo obter as respostas que nunca encontrou enquanto estava no topo do processo comercial. A medida pode parecer drástica, mas em apenas um mês, sua empresa deu uma reviravolta positiva, apresentando uma melhoria considerável na margem de lucro. Essa guinada só foi possível porque o gestor não teve medo de aprender com seus liderados. Quando ele terminou a apresentação, foi aplaudido por nos ensinar algo valioso: não importa a estratégia adotada, o fundamental é ter a capacidade de reconhecer quando não é possível solucionar determinado problema sem a ajuda da equipe. O fundamental é ter sede de evoluir profissional e pessoalmente, é ter humildade para se colocar no lugar dos colaboradores e aprender com quem está apenas começando. Portanto, não tenha medo de buscar respostas com o seu time: pode ser que alguém que está na ponta do processo forneça os insights necessários ao aprimoramento da liderança. Quando os livros e mestres não têm dados suficientes, é hora de observar a vida real, as pessoas, e não ter medo de adotar medidas inovadoras ou até meio pitorescas para atingir determinado objetivo. "Se você quer a chave para o sucesso, comece a fazer o oposto do que todo mundo está fazendo", ensina o consultor americano Brad Szollose.

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